
Os procedimentos estéticos hoje em dia estão cada vez mais sendo aprimorados e procurados pelas pessoas para melhoria da sua aparência. Entretanto, quando essa busca está atrelada a um vazio que muitas vezes as pessoas não possuem clareza e consciência, a busca por procedimentos estéticos pode ser prejudicial.
As pessoas passam por experiências ao longo da vida que vão moldando sua autoestima, e determinam o valor que o indivíduo consegue atribuir a si mesmo. Infelizmente, podemos passar por experiências não tão agradáveis, e que acabam gerando uma sensação de desvalia, como exemplo, críticas frequentes à aparência durante a infância ou adolescência, situações de bullying, rejeições, relacionamentos abusivos, ou desejo de “apagar” marcas físicas ligadas a memórias dolorosas (cicatrizes, sinais de envelhecimento precoce, entre outros).
Por mais que os procedimentos consigam alcançar um bom resultado, quando se fala de questões emocionais não tratadas, a pessoa pode não ficar satisfeita e recorrer a novos procedimentos, constantemente. Mesmo que um procedimento possa abrir portas, como exemplo: um implante dentário, cirurgia no nariz, harmonização facial, com intuito de resolver inseguranças emocionais e alcançar novas oportunidades, ou mesmo reconquistar um relacionamento ou despertar o interesse de alguém e o tratamento não atende as expectativas, isso pode trazer consequências emocionais graves.
Então, o que vale é a busca de um autoconhecimento para compreender e tratar o que realmente está por trás desta procura. Procedimentos estéticos de forma consciente podem ser muito benéfico para a saúde emocional, desde que a motivação venha de um desejo genuíno e não de uma pressão externa ou tentativa de suprir um vazio emocional profundo. Como exemplo podemos citar cirurgias após acidentes, correção de deformidades congênitas, procedimentos que aliviam desconforto, como redução de mamas ou blefaroplastia funcional, otoplastia para reduzir bullying em crianças e adolescentes, ou seja, procedimentos para aprimorar o que já é satisfatório, e de forma personalizada.